Lula: "com presidentes lambendo botas dos americanos, o Brasil não avança"


Em entrevista ao canal Russia Today, o ex-presidente Lula criticou a subserviência de presidentes brasileiros aos EUA. "No momento você tem presidentes que não respeitam sua soberania e que continuam lambendo as botas dos americanos, como Fernando Henrique Cardoso fez com Clinton e Bolsonaro faz com Trump, o país não avançará. Este país tem que ser soberano!"

247 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu entrevista ao canal Russia Today (RT), divulgada nesta sexta-feira, 4, e voltou a denunciar o julgamento ilegal do qual ele foi vítima e sua condição de presão político.

"Não rejeito minha liberdade. Se há algo que quero na vida é ir para casa morar com meus filhos, morar com minha família. Não gosto de estar aqui", diz Lula. "O que não posso aceitar é a tese de que estou esperando uma progressão porque cometi um crime e já cumpri uma sexta sentença. Quero sair daqui com minha inocência 100% comprovada . Quero essas quem mentiu para o povo brasileiro se submete ao julgamento do povo como eu me submeto", afirma o ex-presidente.

Lula elogiou a atuação do presidente da Russia, Vladimir Putin, diante da hegemonia norte-americana. "Ele significa que o mundo não pode ser tomada como refém por política americana".

Sobre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o ex-presidente brasileiro mencionou "a loucura de um presidente que acredita que pode invadir qualquer país". "É necessário que alguém pare com isso! E o Brasil pode com isso. O Brasil tem tamanho para isso, tem grandeza para isso, faz fronteira com dez países da América do Sul", afirma Lula.

Sobre a posição que o Brasil tem adotado diante dos estados Unidos, Lula disse que o País tem presidentes que renunciam à soberania do País. "No momento você tem presidentes que não se respeitam, que não respeitam sua soberania e que continuam lambendo as botas dos americanos, como Fernando Henrique Cardoso fez com Clinton e Bolsonaro faz com Trump, o país não avançará. Este país tem que ser soberano!", afirma.

Sobre a crise política no Peru, Lula criticou o presidente, Martín Vizacarra, anunciou a dissolução do Congresso. "São novos tipos de golpe de Estado. Estado que aparece todos os dias. Se a situação no Peru for ruim, novas eleições serão convocadas. O primeiro gesto de um presidente da República responsável não é revogar o mandato de outros. seu! Porque se a orquestra não funcionar bem, não culparemos o violino, culparemos o maestro", afirma Lula.

Assista à entrevista de Lula ao RT:

https://youtu.be/gCXVWK5fL00