Prefeitura renova laços com a comunidade internacional


Foto: Pedro Ribas/SMCS

Para renovar os laços com a comunidade internacional de Curitiba, o prefeito Rafael Greca recebeu várias representações diplomáticas da cidade na tarde desta quinta-feira, no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura. “A cidade de Curitiba prioriza as suas relações internacionais, é a cidade de todas as gentes, desde o século 19 a formação de Curitiba se deu como um portal para todas as imigrações”, disse.

Greca também agradeceu as parcerias internacionais feitas durante sua gestão e destacou algumas: mobilidade urbana com a França; projeto de energias limpas com a Alemanha; encontro do grupo BRICS com o consulado da Rússia; cooperação técnica em resíduos sólidos com a Argentina; comemorações dos 110 anos de imigração nipônica com Japão; bolsas de idiomas com Espanha, França, Itália e Alemanha; revitalização do Bosque Gomm com Inglaterra; projeto de agricultura urbana com a Suécia; projeto Mia Cara Curitiba com a Itália; Congresso de Tango de Curitiba com a Argentina; consultoria de smart city com a Bélgica; e a posse dos cônsules da Espanha e da Tanzânia no Memorial de Curitiba.

O prefeito falou sobre a importância do programa Embaixadores do Futuro, em que crianças das escolas municipais participam de atividades em consulados, palestras e visitas a museus e memoriais das nações e etnias que formaram a cidade. “Nós despertamos nas nossas crianças a ideia da representação diplomática, da dimensão do mundo e da compreensão internacional.”

Greca fez um convite a todos para participarem dos eventos da cidade e colocou à disposição os espaços culturais, como o Cine Passeio, um lugar moderno e aconchegante para encontros internacionais e mostras de cinema.

A Campanha do Agasalho 2019 também foi lembrada. Lançada nesta semana com o slogan Doe a Boa, a campanha incentiva a doação de roupas em bom estado. Atualmente 30% das roupas e dos calçados doados pela população ao Disque Solidariedade, responsável pelo recebimento de doações, são descartadas por falta de condições de uso.

Curitiba tem 39 representações consulares. Em 1951, para celebrar a irmandade entre as nações presentes na cidade, foi criada a Sociedade do Corpo Consular, que realiza atividades de cunho social.


Prefeito Rafael Greca, recebe cônsules de diversos países para renovar os laços com a comunidade internacional. Na foto, com a cônsul de Portugal, Susana Pereira. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Cônsules presentes

Argentina, Pedro Marotta; Áustria, Tércio Gritsch (representante do Corpo Consular); Bangladesh, Marcelo Guimarães; Bélgica, João Casillo; Chile, Luiz Celso Branco; Espanha, Blanca Hernando Barco; Filipinas, Kiyoshi Ishitani; França, Consuelo Rauen; Grécia, Constantino Comninos; Hungria, Marco Aurélio Schetino; Itália, Maria Salamandra (vice-cônsul); Japão, Hajime Kimura; Líbano, Nizar Hussein Hachem; Marrocos, Ardisson Naim Akel; Paraguai, embaixador Carlos José Fleitas Rodriguez; Peru, Luiz Henrique Sossela Costa Lima; Polônia, Dorota Bogutyn; Portugal, Susana Pereira; Reino Unido, Adam Paul Patterson; Rússia, Acef Said; Senegal, Ozeil Moura dos Santos; Sérvia, Edson José Ramon; Síria, Gourg Abdullah; Suíça, Manuela Merki; Tanzânia, Jonathan Bittencourt; Turquia, Luiz Alberto de Paula César; e Uruguai, Nicolas Zuñiga (missão temporária).

Também participaram do evento o chefe do escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná, embaixador Igor Kipman; o assessor de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; e o secretário de Administração e Recursos Humanos, Alexandre Jarschel de Oliveira.