Filmes inéditos abrem a programação do Cine Passeio na quinta-feira


Filmes inéditos abrem a programação do Cine Passeio. - Na imagem, Suspíria - A dança do medo. Foto: Divulgação

O Cine Passeio abre suas portas ao público na quinta-feira (28/3) com a estreia do filme Albatroz, que será exibido simultaneamente nas Salas Luz e Ritz, às 20h. O lançamento terá a presença do diretor Daniel Augusto e dos atores Alexandre Nero e Maria Flor e dará início oficialmente às atividades do novo complexo cultural, que será inaugurado pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba na quarta-feira (27/3), como parte das comemorações do aniversário da cidade.

A partir de sexta-feira (29/3) entra em cartaz uma programação de lançamentos e filmes inéditos, nacionais e estrangeiros. Além da produção Albatroz, serão exibidos na Sala Ritz os filmes Vox Lux: O preço da fama e Suspíria: a dança do medo. Na Sala Luz serão apresentados Happy hour: verdades e consequências, Uma viagem inesperada e Um banho de vida”(o único já exibido).

Outra exclusividade da programação é o filme Morto não fala, uma produção nacional inédita, do gênero terror, que só chegará ao circuito comercial em meados deste ano. O filme será mostrado na sessão da meia-noite de sexta-feira (dia 29), com a presença do diretor Dennison Ramalho.

Essa sessão especial acontecerá regularmente uma vez por mês. Haverá também a sessão matinê, aos domingos, às 10h30, duas vezes por mês. Neste primeiro domingo a atração é o filme infantil Tito e os pássaros.

No Estúdio Valêncio Xavier (sala multiuso, com projetor móvel e tela retrátil) será exibida a Mostra Glauber Rocha, com os principais filmes do cineasta brasileiro, que estaria completando 80 anos em 2019. A mostra será aberta sábado (30/3), às 15h, com uma palestra do crítico de cinema Fernando Brito sobre a vida e a obra de Glauber Rocha (1939-1981).

Também no sábado, às 19h30, o cinema a céu aberto exibirá o filme Estômago, de Marcos Jorge, dentro do projeto Cinco Sentidos. A atriz Fabíula Nascimento, que faz parte do elenco, estará presente.

Durante a sessão haverá um evento de gastronomia e os participantes poderão degustar um menu especialmente criado pela Coffeterie Passeio. O valor do ingresso (a ser definido) inclui o menu. O cinema a céu aberto está localizado no terraço do Cine Passeio.

Curadoria

A programação do Cine Passeio conta com curadoria do crítico de cinema Marden Machado e do cineasta Marcos Jorge. A proposta, de acordo com os curadores, é garantir ao público curitibano uma seleção de filmes de qualidade. A programação da semana inaugural é um retrato do que se pretende oferecer.

“A ideia é sair da dieta oferecida pelas salas de shopping. Há muitos filmes interessantes que não conseguem espaço de exibição. Nossa intenção é explorar esse conjunto e oferecer um cardápio diversificado, que seja representativo do cinema brasileiro e internacional, dos diferentes diretores e movimentos cinematográficos”, explica Marden.

De acordo com o curador, a Sala Ritz exibirá preferencialmente filmes com maior apelo de público, enquanto a Sala Luz será dedicada a filmes experimentais, alternativos ou pouco conhecidos, que despertam o debate e a reflexão. “Nossa intenção é que o Cine Passeio seja um porto seguro para aqueles que gostam de ir ao cinema para ver um bom filme. Queremos que essas pessoas possam ir até lá mesmo sem consultar a programação, mas tendo a certeza de que sempre vão encontrar um filme interessante, provocativo, criativo, inovador”, destaca Marden.

O curador enfatiza que o Cine Passeio será um espaço onde o audiovisual poderá ser apreciado não só como um produto acabado, mas será discutido e conversado, fazendo com que a experiência cinematográfica não fique limitada somente à sala de cinema. “O Cine Passeio é um oásis dentro da vida cultural da cidade, não só pelo resgate de um espaço físico, mas pelo resgate da tradição do cinema de rua”, afirma.

Casa do cinema

O cineasta paranaense Marcos Jorge explica que a proposta curatorial é oferecer um mix equilibrado de filme autorais e comerciais, com particular cuidado com o cinema brasileiro. Marcos Jorge destaca as várias outras atividades que acontecerão no Cine Passeio, envolvendo antologias temáticas e de autores, como a Mostra Glauber Rocha, além de master classes com importantes profissionais do cinema.

Ele lembra que as sessões da meia-noite e as matinês de domingo também foram inseridas na programação por fazer parte da tradição dos antigos cinemas de rua. “São tradições nostálgicas. Eu cresci e despertei para a arte do cinema vendo filmes nas matinês”, conta. E da mesma forma, foi numa sessão da meia-noite do antigo Cine Astor, na Rua Voluntários da Pátria, que Marcos assistiu ao filme que considera ser a sua maior influência – Koyaanisqatsi, de Godfley Reggio.

O cineasta acredita que o Cine Passeio será a casa do cinema paranaense e um espaço que chamará a atenção do país. “O Cine Passeio se apresenta ao mesmo tempo como algo de vanguarda e de resgate do cinema clássico. Isso é algo muito raro no cinema brasileiro”, avalia.

Ingressos

As sessões têm horários variados e os ingressos poderão ser adquiridos na própria bilheteria a R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia-entrada).

A Coffeterie Passeio funcionará de terça-feira a domingo, das 10h às 22h. Haverá dois estacionamentos conveniados na região: Tri Park (Rua 13 de Maio, 411) e Cine Park (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 347).