UPAs de Curitiba recebem novos equipamentos para atender à população


O prefeito Rafael Greca e a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, fizeram, nesta terça-feira (18/12), a entrega de R$ 658 mil em equipamentos para as unidades de pronto-atendimento 24 horas de Curitiba.

Ao todo, foram destinados com recursos do tesouro municipal, 5 ventiladores pulmonares (para suporte à vida quando há insuficiência pulmonar), 27 camas-macas com rodas e 27 monitores multiparamétricos (para monitorar sistemas vitais dos pacientes, como frequência cardíaca, saturação de oxigênio, entre outros).

“Estamos entregando um enxoval de equipamentos para salvamento das UPAs de Curitiba. É o Papai Noel das UPAs. É o presente de Natal para que as UPAs funcionem com mais conforto”, afirmou o prefeito, na cerimônia de entrega, realizada no pátio da UPA Boqueirão.

“Agradeço o apoio e dedicação do prefeito Rafael Greca, que tem feito da Saúde prioridade. Que possamos contar sempre com sua sapiência e sua determinação incansável para uma Curitiba cada vez melhor”, afirmou Márcia.

Participaram da cerimônia também o administrador regional do Boqueirão, Ricardo Dias; o diretor da Urgência e Emergência, Pedro Henrique de Almeida; a responsável técnica da UPA Boqueirão, Sabrina Andrade e o representante do Conselho Municipal da Saúde, Antônio Brasil.

Samu

Além dos novos equipamentos para as UPAs, durante a cerimônia houve a entrega de quatro ambulâncias para o Samu. As ambulâncias foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. O prefeito Rafael Greca conseguiu realizar a renovação de 22 ambulâncias, ou seja, 85% da então frota operacional de 26 ambulâncias da cidade.

Quando o prefeito assumiu o cargo, a frota de ambulâncias do Samu estava envelhecida e sem manutenção. Para conseguir operar uma frota nestas condições, a gestão precisava, então, manter um número maior de carros reservas, para substituições, sempre que necessário. Com a renovação, foi possível aumentar a frota operacional em mais um veículo, somando-se 27 ao total.

O Samu faz 456 atendimentos por dia, um número 54% maior do que no início de 2017, quando eram realizados 295 por dia. Considerando os atendimentos do Samu em que há despacho de ambulância, houve um crescimento de 37%, passando de 153 por dia para 210 por dia, no mesmo período.